Pró-Secção de Fotografia - Associação Académica - Universidade de Coimbra

Selecção de trabalhos dos alunos dos Cursos de Fotografia

Foram seleccionados para a II Bienal do Porto Santo trabalhos dos alunos dos Cursos de Fotografia, promovidos pela Pró-Secção de Fotografia da AAC.

Lara Bolito | Portugal
Margarida Madeira | Portugal
Nelson Afonso | Portugal
Pedro Frias dos Santos | Portugal
Raul Botellero | Portugal
Ricardo Mendes | Portugal

(Participação em parceria com a Joker Art Gallery - www.jokerartgallery.com)

A Pró-Secção de Fotografia da AAC, pretende promover e divulgar a Fotografia, inserida nas novas tecnologias e nos diversos processos analógicos, nas suas vertentes teórica e prática, com uma orientação fundamentalmente pedagógica.

É nesse sentido que já organizou diversos cursos de fotografia, formando apaixonados pela imagem fotográfica que pretendem desenvolver trabalhos de autor. Um dos objectivos destas acções pedagógicas é poder dar a possibilidade, aos novos formandos fotógrafos, de mostrar os seus primeiros trabalhos.

Contextualizada numa IDENTIDADE, esta mostra colectiva projecta-nos para uma dupla identidade, a do olhar de cada aluno/autor e a da Pró-Secção de Fotografia da AAC.

Desde 1974, com a criação do Centro de Estudos de Fotografia (CEF), que AAC assume uma importância ímpar na fotografia em Portugal.

O Centro de Estudos de Fotografia (CEF) conquistou um lugar de promotor da fotografia, quer na divulgação da imagem fotográfica, quer na actividade pedagógica, criando uma imagem pública singular no País e mesmo no meio fotográfico internacional.

Em 1979 o CEF passa ser a primeira galeria de fotografia em Portugal. Dedicada unicamente à arte fotográfica.

Em 1980 o CEF organiza o primeiro evento Encontros de Fotografia, que mais tarde, nos anos 90 passa à designação jurídica de Encontros de Fotografia de Coimbra. Até 2003 coabita com o CEF na AAC, onde hoje é a sala de redacção da RUC. Actualmente os Encontros de Fotografia estão instalados no CAV, Pátio da Inquisição, e o CEF deixou de existir. Com a ausência da fotografia na AAC um grupo de interessados na imagem fotográfica, incentivados pelo presidente da Humberto Martins e posteriormente Victor Hugo Salgado, organizam-se e elaboram um projecto para a criação de uma Secção de Fotografia.

Em 2005, designados por Grupo de Fotografia da AAC, uma equipa orientada pelo fotógrafo Paulo Abrantes realiza diversas actividades e desenvolve uma interessante parceria com a DG AAC.

Em Novembro de 2006, por unanimidade, o Conselho Cultural da AAC reconhece a Pró-Secção de Fotografia. Designação que antecede a Secção de Fotografia, segundo as novas normas da AAC.

A Pró-Secção de Fotografia da Associação Académica de Coimbra é constituída por alunos da Universidade de Coimbra e por profissionais na área da fotografia que manifestam interesse, em realizar trabalhos fotográficos e parcerias pedagógicas, com todos os associados da mais prestigiada Academia do país.

www.fotografiaaac.net